Pesquisa de palavras-chave: Benefícios e como fazer?
A pesquisa de palavras-chave é um grande aliado para disputar pelo ranking de pesquisa no Google e trazer mais tráfego e vendas para a sua empresa.
Quando você quer saber sobre um determinado assunto na internet, é comum que recorra ao maior buscador do mundo, o Google, e em menos de um segundo você encontra um conjunto de páginas da web para visitar que estão relacionadas à palavra-chave que utilizou para pesquisar.
Para entender melhor sobre o assunto, hoje vamos falar sobre os benefícios e como fazer a pesquisa de palavras-chave. Fique por aqui e boa leitura!
Neste artigo, você vai encontrar:
- O que é pesquisa de palavras-chave?
- Tipos de palavras-chave
- Benefícios da pesquisa de palavras-chave
- Hora da prática: como fazer a pesquisa de palavras-chave
O que é pesquisa de palavras-chave?
Antes de citar os seus benefícios e como fazer, é preciso entender o que de fato é a pesquisa de palavras-chave.
Na internet, para que o seu público encontre o que a sua empresa oferece, é necessário trabalhar com um conjunto de ferramentas e estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO, para obter tráfego no seu site.
Mas, para isso, é essencial que o assunto em seu blog seja relevante para o público que deseja atingir. E, para encontrar o seu conteúdo, as pessoas utilizam palavras-chave em sites de pesquisas.
A pesquisa de palavras-chave é a principal maneira de encontrar as melhores oportunidades e gerar conversões, por isso, é indispensável que você conheça bem o seu potencial cliente para definir quais temas são os mais interessantes e quais termos possuem o melhor volume de buscas.
Tipos de palavras-chave
Neste exato momento, provavelmente você está se perguntando: “Como assim? Existe mais de um tipo de palavra-chave e eu não sabia?”.
Sim! Existe e nós vamos te explicar.
Head tail keyword
São palavras-chave que possuem maior volume de busca mensal para um determinado nicho.
Apostar em head tail keywords pode ser uma oportunidade muito boa de trazer tráfego maior, porém, menos qualificado e a concorrência normalmente é grande. Além disso, o conteúdo do seu site precisa ser constantemente atualizado para permanecer nas melhores posições nos sites de busca.
Vamos entender melhor com um exemplo. Se você digitar “marketing” no buscador, você irá encontrar diversos assuntos relacionados ao tema, como marketing pessoal, marketing digital, marketing empresarial e uma infinidade de outras opções. Isso é a head keyword, um termo mais genérico para o que você busca encontrar.
Long tail keyword
Já a long tail ou palavras-chave de cauda longa, são os termos de 3 ou mais palavras, mais longos e específicos.
Este tipo de palavra-chave tem um tráfego orgânico menor, porém, extremamente qualificado, com conteúdos mais direcionados e é ideal para conversão de visitantes em leads.
Por exemplo, se você pesquisar por “receita de bolo de chocolate vegano”, o volume de busca será menor e com menos concorrência, por ser um termo mais específico, e que irá trazer o público que você realmente quer atingir.
Benefícios da pesquisa de palavras-chave
Cada vez mais pessoas têm acesso à internet para buscar por informações de forma rápida. Por isso, para garantir a melhor posição no ranking de pesquisa, é fundamental trabalhar o SEO com pesquisa de palavras-chave, trazendo um impacto significativo nos resultados.
Confira aqui alguns benefícios da pesquisa de palavras-chave:
- Aumento do tráfego qualificado;
- Aumento de conversões;
- A criação de conteúdo se torna mais eficiente;
- Alerta de tendências de mercado e comportamento do consumidor;
- Melhora a posição nos rankings de pesquisa;
- Aumenta a confiança na marca.
Planejar estrategicamente o SEO através de palavras-chave é essencial para conquistar o seu público e atrair mais pessoas para o seu site. E mais, através da análise das palavras-chave é possível saber mais sobre seus clientes.
Hora da prática: como fazer a pesquisa de palavras-chave
Chegou a hora de colocar a mão na massa e entender como se faz uma pesquisa de palavras-chave. Vamos lá?
Entenda o seu público
Conhecer o seu público é fundamental para todo negócio, afinal, o seu potencial cliente passa pelo processo da jornada de compra até de fato adquirir o seu produto.
Ao compreender esse potencial cliente, você terá mais facilidade em encontrar as palavras-chave que as pessoas utilizam para encontrar o seu conteúdo e o que a sua empresa pode oferecer como solução.
Crie uma lista de palavras-chave
Quais palavras o seu público utilizaria para encontrar o seu conteúdo? Faça uma lista com as potenciais palavras e se precisar, pergunte a amigos, parentes ou até mesmo para os seus colaboradores.
Comece encontrando as head keywords, que normalmente, são as primeiras palavras que pesquisamos quando buscamos por alguma solução para tal problema.
Feito isso, levante as palavras long tail, os principais termos mais específicos e que têm um menor volume de busca e menos concorrência.
E não esqueça de remover aqueles termos que não fazem sentido para o seu negócio.
Descubra o volume de busca de cada palavra-chave
Depois de listar os termos relevantes para o seu negócio, é hora de verificar o volume de busca de cada um. Para isso, existem algumas ferramentas que você pode utilizar, como:
Descubra se o seu site já está posicionado no Google
Descobrir o ranking atual do seu site para cada termo é uma etapa importante para tomar decisões futuras, como por exemplo, se você irá produzir conteúdo, otimizar uma página existente, etc.
Descubra a dificuldade, oportunidade e potencial de cada termo
Essas três variáveis irão trazer uma pontuação que será utilizada para definir a prioridade de cada palavra-chave.
Descobrindo a prioridade de cada palavra-chave
A prioridade da palavra-chave definirá a sua relevância. Quanto maior a prioridade, mais relevante é.
Para encontrar, o cálculo é simples, basta somar o valor da oportunidade, potencial, volume e facilidade (100 – valor da dificuldade), o resultado dessa conta é o valor da prioridade.
A pesquisa de palavras-chave deve ter um acompanhamento e ter um processo contínuo de otimização, afinal, todos os dias são lançados novos produtos e tendências que mudam o comportamento do usuário. Então, o termo que hoje está funcionando para você, daqui a alguns dias pode não ser mais relevante.
É importante estar sempre buscando novos termos que podem fazer o seu negócio crescer e continuar no topo do ranking de pesquisa.
E aí, o que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha ajudado você!
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