Palavras-chave: tudo que você precisa saber em SEO

Se você está envolvido com marketing digital ou simplesmente tem um site, é provável que já tenha ouvido falar sobre palavras-chave. No entanto, o que exatamente são esses termos e frases, e por que são tão importantes?

Indo direto ao ponto: elas são o coração de uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO). Afinal, é por meio das keywords que você vai posicionar o site de sua empresa no topo dos resultados de busca do Google.

Mas para atingir esse objetivo, é fundamental entender como funcionam as palavras-chave e como utilizá-las de forma estratégica. É o que explicaremos neste conteúdo. Acompanhe!

O que são palavras-chave?

Palavras-chave ou keywords, são termos e frases que os usuários inserem em um motor de busca, como o Google, para encontrar informações. Ou seja, são as perguntas que as pessoas pesquisam para sanar as suas dúvidas. 

Assim, qualquer termo usado em um buscador é uma palavra-chave, seja ela uma única palavra ou uma frase completa. Por exemplo, tanto “livro” quanto “onde comprar livros usados” são considerados keywords.

Portanto, se você souber a intenção dos usuários e as palavras-chave adequadas, poderá otimizar o seu site e conteúdos para alcançar boas posições nas páginas de resultados (SERPs) do Google. 

Qual a importância das palavras-chave?

No contexto do marketing digital, as palavras-chaves exercem duas funções principais : orientar a produção de conteúdos e facilitar a indexação de um site pelos mecanismos de busca. Os dois processos são primordiais para que a página da sua empresa ocupe as primeiras posições nas SERPS do Google.

Na prática, os keywords atuam como bússolas estratégicas para a criação de conteúdo. Elas ajudam a definir o foco e o direcionamento dos artigos de blogs. Assim, você garante que o seu material responderá as perguntas e interesses do seu público. 

Além disso, o Google utiliza os crawlers (robôs rastreadores) para encontrar os milhares de conteúdos disponíveis na internet. Esse processo é chamado de indexação. As palavras-chave ajudam esses algoritmos a encontrarem a sua página, o que aumenta suas chances de ser exibido nos resultados de busca.

Quais são os tipos de palavras-chave

De fato, qualquer termo pesquisado no Google é considerado uma palavra-chave. Mas isso não significa que todos são adequados para sua estratégia de SEO. Existem diferentes tipos de keywords que podem ser usados em uma campanha. São elas:

  • Head tail (cauda cabeça);
  • Middle tail (cauda média);
  • Long tail (cauda longa);
  • Palavras-chave negativas.

Cada tipo de palavra-chave desempenha um papel específico em sua estratégia de marketing digital, dependendo da etapa do funil de vendas.

Head tail

As palavras-chave head tail, em geral, são mais curtas e genéricas. Isso faz com que elas tenham um volume de busca maior, ou seja, mais pessoas pesquisam por elas. Por outro lado, são mais difíceis de posicionar, devido à concorrência.

Um exemplo de palavras-chave head tail é “marketing digital”. Trata-se de um termo amplamente usado por usuários que buscam informações sobre a área, o que pode atrair um grande volume de tráfego de usuários que estão no topo do funil. 

No entanto, sua popularidade também significa que inúmeras empresas e sites competem arduamente para conquistar as melhores posições nos resultados de busca para essa palavra-chave em particular.

Middle tail

Embora alguns profissionais de marketing se concentrem principalmente nos termos head tail e long tail, é importante entender o conceito de palavras-chave middle tail. 

As keywords de cauda média ocupam uma posição intermediária nas buscas, correspondendo a etapa de meio de funil. Nesse sentido, elas são frases com um nível razoável de especificidade, mas sem grandes aprofundamentos.

Podemos citar como exemplo, o termo “estratégias de SEO”. Um usuário que pesquisa por esse termo está procurando informações introdutórias sobre o assunto, demonstrando um interesse real. Porém, ainda não chegou à fase de busca por soluções específicas.

Long tail

Já as palavras-chave long tail são caracterizadas por serem mais longas e segmentadas. Normalmente, elas são formadas por frases completas, perguntas ou termos específicos, sendo mais voltadas para o fundo de funil. 

Dessa forma, elas são keywords focadas em conversão, uma vez que o usuário que as pesquisa está em busca de uma solução específica. Por outro lado, elas costumam ter um volume menor de busca.

Um exemplo de palavras-chave long tail é “Onde encontrar agência de SEO em São Paulo”. Nesse caso, trata-se de uma frase completa e bastante específica, em que o usuário que fez a busca está procurando por uma solução. 

É importante destacar que não é o tamanho da keywords que vai definir se ela é uma long tail ou não, mas sim, a especificidade dela. Por exemplo, o termo “Lead Tracking” é uma palavra curta, mas bastante segmentada. Logo, ela é uma cauda longa.

Palavras-chave negativa

Além dos tipos convencionais de Keywords, é importante mencionar as palavras-chave negativas. Esses termos são usados para evitar que seu conteúdo seja exibido nos resultados de pesquisa para consultas específicas.

Por exemplo, se você vende smartphones novos, pode usar “smartphones usados” como palavras-chave negativas para evitar que seu site apareça nos resultados de busca relacionados a dispositivos usados.

Onde usar as palavras-chave?

Ilustração de profissionais utilizando as palavras-chave de forma estratégica.

As keywords devem ser inseridas em locais estratégicos para otimizar a sua presença online. A seguir, confira algumas orientações sobre onde incorporar palavras-chave de forma eficaz:

  • título de páginas;
  • título das postagens de blogs;
  • títulos e intertítulos de artigos (H1, H2, H3 etc);
  • título SEO;
  • no corpo do artigo (cuidado com exagero);
  • meta description;
  • URLs;
  • tags de Imagem (Atributos Alt);
  • conteúdo de Landing Pages.

Quais são as principais ferramentas de palavras-chave?

Encontrar as palavras-chave é uma das etapas mais importantes em uma estratégia de otimização de sites e conteúdos. Para isso, você vai precisar de algumas ferramentas que revelam o potencial de cada termo. A seguir, veja as plataformas mais utilizadas pelas profissionais de SEO.

Semrush

O SEMrush é uma das ferramentas pagas mais eficientes disponíveis para pesquisa de palavras-chave e análise de concorrência. Ele oferece insights detalhados sobre keywords, incluindo volume de busca, dificuldade de classificação, termos semelhantes e muito mais.

Ubersuggest

Desenvolvida por Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital, a Übersuggest é uma ferramenta gratuita que fornece uma ampla variedade de ideias de palavras-chave com base em uma consulta inicial. Ela é uma opção sólida para quem está começando uma estratégia de SEO. 

Moz Keyword Explorer

A Moz é uma autoridade em SEO, e seu Keyword Explorer oferece uma análise profunda de palavras-chave, incluindo métricas de dificuldade e oportunidades de classificação.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google Ads. Ela é especialmente útil para encontrar palavras-chave relevantes e obter informações sobre volume de busca e concorrência diretamente da fonte principal.

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

Para atrair um volume significativo de tráfego orgânico para o site da sua empresa, não basta apenas publicar conteúdos em seu blog. É preciso criar e organizar os artigos de forma estratégica. Para isso, o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa de palavras-chave.

Agora, ensinaremos o passo a passo para encontrar as keywords certas para o seu negócio:

1. Conheça a sua persona

Assim como outras estratégias de marketing, conhecer o seu público é o ponto de partida para encontrar as palavras-chave adequadas. Afinal, cada persona tem dores, desejos e interesses específicos.

Portanto, entender o que a sua audiência pesquisa no Google e quais palavras ela usa é essencial para fazer a predefinição das Keywords. 

2. Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Após fazer um levantamento dos termos e frases usados pelo seu público, é necessário identificar quais performam melhor. Para isso, use as ferramentas de pesquisa para identificar o volume de buscas e a dificuldade de classificação. 

Embora existam diversas plataformas de busca de palavras-chave, elas funcionam de forma semelhante. No geral, basta você preencher o campo de pesquisa com o termo que você deseja obter informações e analisar os dados. 

3. Escolha as keywords certas

Como explicamos no início deste conteúdo, existem diferentes tipos de palavras-chave. Você deve escolhê-las de acordo com os seus objetivos.

Por exemplo, se a sua meta é gerar tráfego, as keywords long tail são as mais recomendadas, uma vez que elas têm um volume de busca maior. Porém, são mais difíceis de serem posicionadas devido a alta concorrência. 

Se o seu objetivo for gerar conversões, as long tail são mais indicadas, pois elas costumam ser buscadas por usuários que estão na etapa de fundo de funil. 

4. Faça o monitoramento

A pesquisa de palavras-chave não é uma tarefa única. É um processo contínuo. Monitore o desempenho de suas palavras-chave, acompanhe sua classificação nos resultados de busca e faça ajustes conforme necessário para melhorar os resultados.

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Em resumo

Quais são as palavras-chave do marketing?

Palavras-chave ou keywords, são termos e frases que os usuários inserem em um motor de busca, como o Google, para encontrar informações. Ou seja, são as perguntas que as pessoas pesquisam para sanar as suas dúvidas.

O que é palavras-chave no marketing digital?

No contexto do marketing digital, as palavras-chaves exercem duas funções principais : orientar a produção de conteúdos e facilitar a indexação de um site pelos mecanismos de busca. Os dois processos são indispensáveis para que a página da sua empresa ocupe as primeiras posições nas SERPS do Google.

Quais são os tipos de palavras-chave?

Existem diferentes tipos de keywords que podem ser usados em uma campanha. São elas: Head tail (cauda cabeça), Middle tail (cauda média), Long tail (cauda longa) e Palavras-chave negativas.

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