CRM: O que é e como funciona?
Você vive escutando que sua empresa precisa de uma maneira eficaz para melhorar sua produtividade e relacionamento com o cliente, né? Ja ouviu falar da sigla CRM?
Então hoje vamos falar sobre esta ferramenta que tem o poder de transformar o modo como seu time comercial e sua empresa se relaciona com seu potencial cliente!
Continue a leitura para entender o que é CRM, como funciona e quais são os seus benefícios. Boa leitura!
O que significa CRM?
CRM nada mais é do que a sigla em inglês para Customer Relationship Management. Traduzido para o português quer dizer Gestão do relacionamento com o cliente.
Então a partir daí, você já pode sempre associar CRM com todos os processos envolvidos, desde o conhecimento que o seu cliente tem do seu produto, até na compra propriamente dita e também no pós-venda. Estes processos envolvem estratégias de planejamento, ação e análise.
Sendo assim, a gestão de relacionamento com o cliente está presente em várias etapas da jornada de compras, e, com as ferramentas certas, pode ser analisada e mensurada.
Estas estratégias trazem resultados como: otimização do trabalho, produtividade e maior número de vendas.
Mas principalmente, um bom CRM deixa o cliente satisfeito e encantado com o seu produto e tratamento recebido durante toda a jornada com a sua empresa.
CRM também é um software!
CRM vem sendo também muito difundido como um software. Então algumas empresas, como a RD Station, unificaram todas estratégias e etapas da jornada de compra, transformando a maneira de utilizar essa ferramenta.
Sendo assim, nesta ferramenta, você pode ter acesso a todas as etapas do processo, estando disponível para se relacionar com seu cliente sempre que for preciso.
Além de ter uma visão geral das etapas, ter um maior controle da sua equipe comercial e conseguir visualizar o desempenho das equipes e dos vendedores.
Nesta ferramenta, ainda é possível automatizar os registros de atividades, favorecendo a análise de onde há erros no processo, e onde é possível melhorar.
Sem falar nos canais de chat com o cliente, onde é possível responder em tempo hábil sempre que seu cliente tiver dúvidas ou necessidade de entrar em contato com sua empresa para resolver alguma questão.
Tipos de CRM
Existem dois tipos de CRM: o CRM local e o CRM na nuvem.
Basicamente a diferença entre eles já podemos perceber no nome. O local precisa ser instalado em um servidor, contando com uma equipe de TI para fazer a manutenção do mesmo.
Já o CRM na nuvem está no formato “online”, e é conhecido por ser um SaaS (Software as a service, na tradução para português, software como um serviço. Sendo online, você consegue acessá-lo onde quiser, em qualquer dispositivo.
Funcionalmente falando, existem 4 tipos de CRM: o Estratégico, Operacional, Analítico e o CRM Colaborativo.
Quais são os benefícios do CRM?
Abaixo, você encontra alguns dos motivos pelos quais sua empresa precisa de um CRM e como ela será beneficiada por ele:
- Aumento da produtividade
- Otimização dos processos e tarefas
- Ajuda sua empresa a vender mais em um espaço menor de tempo
- Cresce o número de vendas
- Automação de tarefas repetitivas, sobrando mais tempo para equipe focar em outras tarefas importantes
- Registros automáticos, favorecendo análise de dados e previsões
- Processo de vendas se torna mais simples e assertivo
- Visualizar o desempenho dos vendedores, sendo possível observar o início do relacionamento do vendedor com o cliente, até a etapa do pós-venda
- Treinar e ajustar sua equipe de vendas assertivamente sempre que houver necessidade
Como implantar um CRM?
Existem vários softwares de CRM no mercado, mas o que a GMZ aprova e indica fazer, é entender o cenário atual e a necessidade do seus clientes. É possível implementar de forma autônoma, porém, com tantas outras atividades de gestão, tomada de decisões, o CRM pode não ter o foco que é necessário para definir estratégias e modos de ação corretas. Sendo assim, se a estratégia correta não for implementada, o uso da ferramenta pode não trazer os resultados esperados.
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