E-mail Marketing: O Que é, Como fazer e Tipos de e-mail
Você lembra em qual data criou seu primeiro e-mail? O e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais utilizada hoje em dia e também uma das mais antigas quando se trata de contato pela internet. O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas quando se trata de criar um relacionamento com o cliente.
Não fique de fora dessa estratégia! Vem entender na íntegra, o que é o email marketing, como funciona, como fazer e quais seus benefícios! Boa leitura.
O que é e-mail marketing?
Já recebeu algum e-mail de promoção, um cupom de desconto, e até mesmo e-mail informativos, cuja informação contida nele foi útil para você em algum aspecto da sua vida? Então você já recebeu um e-mail marketing.
O e-mail marketing é uma forma de comunicação, de relacionamento, entre uma empresa e seu público, seja clientes, leads, ou e pessoas que se interessam pela marca e querem conhecer mais e melhor seus produtos.
Ele se utiliza da estratégia de funil, onde para cada etapa da jornada de compra, existem formas de se comunicar com a pessoa, seja para atrair, encantar, engajar, converter.
Além do mais, através das taxas de aberturas de e-mail e cliques, é possível saber como anda a performance dos e-mails, medir erros e acertos, metrificar as campanhas, saber quais produtos têm sido mais visados e muito mais.
É possível também através das métricas de abertura e cliques, saber em que etapas da jornada de compra o contato se encontra, e enviar o conteúdo certo para aquela etapa do funil.
Existem vários tipos de e-mail marketing, acompanhe abaixo.
Tipos de e-mail marketing
E-mail de boas vinda
Como o próprio nome já fala, serve para encantar o contato, agradecendo por ter demonstrado interesse e dado parte do seu tempo se inscrevendo ou preenchendo algum formulário.
Vale ressaltar que, hoje em dia, o contato precisa concordar em receber seus e-mails. Então se ele concordou é porque tem ciência que receberá seus conteúdos. Nada melhor do que agradecê-lo por isso.
Newsletter
São e-mails enviados para contar alguma novidade relacionada ao seu negócio, chamar para ler posts que saíram no seu blog, conferir novos produtos que estão sendo produzidos e colocados no site, enfim, contar algo relevante que está acontecendo.
Sendo assim, seu contato entende que você quer se relacionar com ele, e não apenas entupir a caixa de entrada dele com promoções e ofertas.
E-mail transacional
É o tipo de e-mail enviado quando você acabou de realizar uma compra, confirmando sua compra e enviando um código, por exemplo. Ou quando precisa redefinir sua senha. Ou então um e-mail de verificação. São sempre e-mails automáticos.
Release
Utilizado para informar a grandes mídias de comunicação sobre uma notícia, novidade ou algo bombástico relacionado a sua empresa, seja na televisão, rádio, revistas. Geralmente precisa ser bem escrito para gerar interesse nos responsáveis por criar as matérias com cunho jornalístico.
LifeCycle
É o tipo de e-mail marketing que é enviado no momento certo da jornada, aumentando as probabilidades de guiar o lead até a conversão. Para que isso aconteça é preciso estudar todos os passos da estratégia para que se obtenha sucesso.
Promocional
Envie e-mail promocional informando quais produtos estão com descontos atrativos, para anunciar que promoções estão chegando. Enfim, deixe seu contato saber o que estará num preço atrativo para ele.
Para contatos não ativos
Um fato muito interessante no mundo do e-mail marketing, é que é possível saber, como já dito antes, se o seu contato abriu o e-mail, leu o e-mail e interagiu com ele de alguma forma.
Sendo assim, é possível saber quais contatos não estão mais interessados, ou interagindo com a sua empresa, e criar um e-mail voltado para este tema, com o objetivo de restaurar a comunicação e saber quais assuntos são de interesse do contato, para fazê-lo interagir novamente.
Sazonal
Páscoa, natal, ano novo, início de estações como verão, inverno, dia das mães e dos pais, dia das crianças. Todas essas datas comemorativas entre muitas outras podem ser estrategicamente usadas para aumentar as vendas dos produtos relacionados a ela.
Então use muito as datas e temporadas para conversar com seu cliente, lembrando-o de comprar aquilo que ele precisa para si e para presentear.
Conversão
São os e-mails com um Call to Action para baixar um e-book, fazer uma compra, entrar em contato para marcar reunião, enfim, chegar ao final da jornada de compra.
Também requer estratégias e um copywrite forte e certeiro para atingir a pessoa certa, no momento oportuno e a empresa obter sucesso no objetivo de gerar uma conversão.
Como fazer uma campanha de e-mail marketing?
Existem muitas ferramentas de e-mail marketing. Nós da agência GMZ somos especialistas em criar campanhas estratégicas de e-mail marketing com a ferramenta de automação da RD Station. Com ela é possível planejar de forma estratégica todas as etapas envolvidas em uma campanha, e disparar automaticamente os e-mails, no momento certo, para a segmentação correta, os contatos e leads ideias.
Enviando email marketing automáticos, você evita trabalhos e retrabalhos manuais, além de otimizar o processo como um todo, aumentando a produtividade das pessoas envolvidas nesta atividade.
Preparamos um material completo para você entender a melhor forma de criar uma estratégia personalizada e atrair mais clientes para a sua empresa! Clique aqui para acessar.
E aí, gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil para você! se você quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco, somos especialistas em criar estratégia personalizadas utilizando e-mail Marketing para o crescimento e previsibilidade em vendas da sua empresa!