Diferenças entre marketing e vendas

Você conhece as diferenças entre Marketing e Vendas? São termos que andam lado a lado, além de serem muito conhecidos pelas empresas. Porém, você que é empresário, sabe as responsabilidades de cada departamento?

Entendemos que eles são fundamentais para o bom desempenho de um negócio, mas as suas funções são sempre confundidas. Afinal, as atividades estão relacionadas, porém, não são as mesmas.

Sendo assim, marketing e vendas caminham lado a lado, pois se complementam. Para esclarecer as suas dúvidas, montamos esse material. Continue acompanhando e entenda a função de cada área. Boa leitura

O que é marketing?

Para entender a diferença entre marketing e vendas, é necessário separar os dois termos e compreendê-los individualmente. O The Chartered Institute of Marketing, do Reino Unido, definiu que marketing é o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente, sempre gerando lucro.

Sendo assim, de acordo com essa definição, podemos dizer que o marketing é tudo o que uma empresa faz para atender aos desejos e necessidades dos clientes. Porém, o foco das suas estratégias está em etapas que antecedem a venda. Ou seja, para chamar a atenção do consumidor.

Por isso, é função do marketing estudar o mercado e a partir das informações levantadas, criar ações que atraiam o possível cliente. Mas que conquistem e retenham ele também.

O que são vendas?

A função do setor de vendas é lidar diretamente com o público. Portanto, lá é onde o contato com cada lead é feito, colocando em prática as ações desenvolvidas pelo marketing. Por isso, os setores se completam.

Sendo assim, é responsabilidade dos vendedores de uma empresa manterem um bom relacionamento com o cliente e os leads. Esse contato permite que a organização saiba quais são os verdadeiros desejos e necessidades dos consumidores. Assim, as abordagens são aprimoradas e aumentam as chances de fechar um negócio.

Estratégias de marketing e vendas

É importante pensar que há estratégia de marketing e vendas que andam de mãos dadas. Por exemplo:

  • O marketing desperta desejo, por meio de anúncios, conteúdos, promoções ou eventos;
  • Quando a estratégia de marketing é bem planejada, ela aquece o cliente para que o setor de vendas feche um bom negócio;
  • O marketing nutri o cliente para enviá-lo para vendas;
  • O lead já educado é enviado para o setor de vendas com mais chances de fechar um negócio.

Quais são as diferenças entre as duas áreas

Conseguiu compreender a diferença entre marketing e vendas? Andam juntos, mas com atuações diferentes.

Entretanto, além de compreender que as responsabilidades desses dois setores são distintas, sendo uma responsável pela atração e outra pelo fechamento do negócio em si, é necessário ter outras percepções. Entenda que:

  • O marketing pensa no futuro da empresa, planejando e construindo um caminho que é percorrido, estabelecendo metas e objetivos;
  • Em contrapartida, vendas é uma área que precisa focar no agora, em transformar o lead de hoje em um cliente.

O que marketing e vendas  têm em comum?

O que une marketing e vendas então? Afinal, existe uma razão para que as suas áreas sejam tão confundidas. Mesmo que os dois departamentos não tenham as mesmas responsabilidades, eles possuem o mesmo propósito: lidar com as necessidades e desejos do cliente.

Por que sua empresa precisa alinhar marketing e vendas?

Depois de compreender o que é marketing e vendas, esperamos que compreenda que um setor não sobrevive sem o outro. Portanto, não se faz marketing sem vendas e não se fecha negócios sem boas estratégias.

Portanto, é importante que as suas áreas trabalhem em harmonia, combinem seus esforços e tenham os objetivos alinhados. Isso fará toda a diferença para o seu negócio.

Entre em contato conosco caso deseje saber mais sobre como podemos trabalhar juntos para alinhar suas equipes de marketing e vendas!

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