Automação de marketing e vendas: o que é e como fazer?
Processos mais simples e eficazes, redução de trabalhos manuais e aceleração no ciclo de vendas. Essas são algumas das vantagens de investir em uma ferramenta de automação de marketing e vendas.
Estamos vivendo numa era digital, onde o relacionamento, as vendas e as estratégias estão voltadas para o mundo on-line, e apostar em tecnologias que vão acelerar os processos do setor de marketing e vendas aumentará a produtividade. Afinal, aquela lista de atividades manuais que o seu time realiza, podem ser automatizadas, otimizando o tempo da sua equipe.
Quer saber mais sobre essas duas ferramentas? Fique por aqui, nós vamos te contar tudo sobre a automação de marketing e vendas. Boa leitura!
Neste artigo, você vai encontrar:
- O que é automação de marketing e vendas?
- Benefícios da automação de marketing e vendas
- Automação de marketing e vendas: como fazer?
- Qual a diferença entre Automação de Marketing e Automação de Vendas?
- Quer conhecer mais sobre essas duas ferramentas para potencializar a sua gestão?
O que é automação de marketing e vendas?
Antes de tudo, vamos começar explicando melhor o que é cada uma delas.
Muitos podem pensar que já estão realizando a automação de marketing só por seguir de volta ou agendar publicações nas redes sociais, mas não é bem assim que funciona. Essas ações estão muito abaixo do que de fato é considerado.
A Automação de Marketing é o uso de tecnologias para compreender o interesse e o estágio de compra do lead e, de forma automatizada, oferecer as informações que precisa em determinado momento.
A Automação de Vendas está relacionada à área comercial, envolvendo uma série de estratégias e processos que, ao serem automatizadas, reduzem o trabalho manual feito pelos vendedores, tornando o setor comercial mais produtivo e permitindo que os colaboradores foquem em outras ações que possam agregar mais valor, como pensar em abordagens de venda mais personalizadas, estreitando o relacionamento com o potencial cliente.
Benefícios da automação de marketing e vendas
Investir em ferramentas de automação de marketing e vendas pode trazer inúmeras vantagens que o seu negócio pode obter. Confira os principais benefícios:
- Aumento da produtividade da equipe;
- Mais eficiência no funil;
- Nutrição de leads;
- Comunicação personalizada para cada persona;
- Melhora a retenção de clientes;
- Vendedores recebem leads mais qualificados.
- Aceleração do ciclo de vendas;
- Redução de custos.
Automação de marketing e vendas: como fazer?
Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios da automação de marketing e vendas, vamos explicar brevemente como se faz cada uma delas.
Para a automação de marketing:
- Primeiro, é preciso ter definido os objetivos da campanha, qual o público que você deseja atingir e como irá fazer isso;
- Escolha uma ferramenta que atenda às suas necessidades e defina como será a interação com o lead em cada etapa da jornada de compra;
- Crie uma sequência de conteúdos que serão oferecidos ao lead para ajudá-lo a avançar no processo de compra;
- Implemente os fluxos de nutrição no software, com as regras do fluxo e sua periodicidade. Lembre-se de fazer o teste para garantir que esteja funcionando;
- Importante medir a eficiência das campanhas e fazer melhorias constantemente.
Para a automação de vendas:
- O primeiro passo é ter definido os objetivos e estratégias que a sua empresa deseja alcançar;
- Conheça bem o seu público, para entender quais soluções o seu potencial cliente busca no dia a dia e como sua empresa pode ajudar;
- Alinhe as equipes de marketing e vendas para ter um processo efetivo e sem falhas;
- Conte com uma ferramenta de CRM;
- Escolha a ferramenta que melhor se adequa às suas necessidades;
- Revise e acompanhe suas automações de vendas e faça melhorias constantes
Qual a diferença entre Automação de Marketing e Automação de Vendas?
Ok, mas depois de todas essas informações, qual de fato é a diferença entre as duas ferramentas de automação? Para evitar confusão, vamos te contar aqui!
A automação de marketing utiliza a tecnologia para automatizar ações e processos do setor de marketing, com o intuito de educar os leads para que estejam prontos para serem passados aos vendedores.
Já a automação de vendas, é voltada para a área comercial, acelerando as negociações e facilitando o trabalho que os vendedores teriam de fazer manualmente.
Apesar de diferentes, as duas ferramentas são complementares e se utilizadas em conjunto com boas estratégias de marketing digital, a sua empresa pode obter melhores resultados.
Quer conhecer mais sobre essas duas ferramentas para potencializar a sua gestão?
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