Agência de Inbound Marketing: como contratar uma para a sua empresa

Investir em Marketing Digital não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Dados do relatório Digital 2020: Global Digital Overview mostram que as pessoas passam, em média, 100 dias por ano conectadas na web. Além disso, o público brasileiro está entre os três mais bem colocados no ranking de tempo de uso da Internet. Por isso, a contratação de uma agência de Inbound Marketing e Marketing Digital é imprescindível.

A ação de especialistas no planejamento dos conteúdos faz toda a diferença quando falamos sobre a conversão de leads e a construção de uma reputação sólida no mercado.

Pensando nisso, preparamos um artigo cujo objetivo é trazer dicas para facilitar a escolha da agência ideal para o seu negócio. Assim, você poderá fazer uma decisão muito mais consciente. Boa leitura!

Tenha um objetivo bem determinado

O primeiro passo para a escolha é ter um objetivo bem determinado. É claro que você não precisa ter conhecimentos sobre métricas, desempenho e outros conceitos — essa é a responsabilidade da equipe de Marketing Digital. No entanto, é preciso saber o que espera do serviço.

Ao se encontrar com a equipe para a primeira reunião, tenha em mente o que almeja conquistar com a implementação da estratégia de marketing. Mais clientes? Mais autoridade no mercado? Ambos?

Tenha, também, uma ideia sobre como serão os conteúdos. Qual é a linguagem desejada? Quais temas serão abordados? Quem é o seu público-alvo? Informações como essas fazem toda a diferença e são determinantes para o desenvolvimento da estratégia.

Procure uma agência com tradição e experiência

O segundo passo é começar a pesquisar as agências. Nesse momento, busque aquelas que têm tradição e experiência no mercado, além de uma boa reputação entre os seus clientes atuais e antigos.

Nem sempre é fácil identificar esses pontos, mas você pode começar por uma breve pesquisa na Internet. Há vários recursos que nos ajudam a encontrar informações sobre o prestígio das empresas.

Apesar disso, não dispense as agências mais novas, desde que elas também sejam autoridades no assunto e apresentem cases de sucesso. Eles podem ser solicitados nos primeiros contatos com a equipe.

Leia também: “3 estratégias de Inbound Marketing para sua empresa”

Priorize agências que o incluam na tomada de decisões

O desenvolvimento de uma boa estratégia de conteúdo vai além da análise de dados, palavras-chave e SEO. É fundamental que o cliente participe ativamente da tomada de decisões, se tornando, nas reuniões, parte da equipe.

A educação do cliente também é importante. Ainda que não vá se tornar um especialista, ele deve estar apto a compreender as discussões e a dar a sua opinião sobre os temas. Essa também é uma responsabilidade da agência de marketing!

Portanto, fique sempre atento ao tratamento ofertado à clientela. Caso você se sinta parte da equipe e suas opiniões sejam consideradas pelos especialistas, atenção: é bem provável que essa seja a agência ideal para colaborar com o seu negócio.

Veja os cases de sucesso da agência

Os cases de sucesso já foram mencionados brevemente, mas agora é o momento de discutirmos mais profundamente toda a sua relevância para a escolha de uma boa agência. O que seriam eles, afinal?

Em poucas palavras, eles são “documentos” que relatam boas experiências dos clientes com a agência. Retratam a história de uma parceria que deu certo, gerando os resultados esperados e fazendo com que o serviço fosse bem classificado por aquele que o contratou.

Analisar esses cases é uma estratégia que funciona muito bem. Ela permite que você verifique a competência da empresa e que possa escolher uma equipe experiente no assunto. Além disso, ajuda também na obtenção de dicas e ideias que podem ser implementadas no seu caso!

Escolha uma agência com profissionais qualificados

Outra dica é sempre verificar a qualificação dos profissionais que fazem parte da equipe das agências de Marketing Digital. Isso pode ser feito de duas maneiras: direta ou indiretamente.

A forma indireta envolve a pesquisa dos nomes dos colaboradores na Internet. A busca por seus currículos e a verificação das experiências profissionais, os cursos feitos e outros fatores podem ajudar bastante nesse quesito.

No entanto, sabemos que nem sempre isso é tudo. É fundamental também investir em uma análise direta, verificando se o profissional realmente sabe do que está falando, se ele está disposto a sanar as suas dúvidas e passa segurança nos serviços que eventualmente prestará para você.

Analise os resultados mostrados pelos especialistas

Aqui, novamente, é ressaltada a importância da educação do cliente no processo de diálogo com a equipe de Marketing Digital. Você deve compreender os termos, ainda que superficialmente, para acompanhar a análise de dados apresentada.

A partir daí, é com você: verifique se os dados mostrados estão em sinergia com o que é desejado para o seu negócio. Se o resultado for positivo, talvez essa seja a empresa certa para investir!

Lembrando que os resultados podem ser diferentes, certo? Empresas de nichos distintos trazem uma certa variedade de desempenho. Portanto, converse sobre essas possibilidades com a equipe responsável e alinhe as suas expectativas.

Busque um bom custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que o custo-benefício também seja parte da estratégia de escolha da agência de Marketing Digital. Afinal, os serviços precisam caber no orçamento da sua empresa!

Portanto, analise as propostas da equipe e converse para chegarem em um acordo que funcione bem para todos os lados. Não se esqueça que não é possível precificar o serviço dos especialistas, mas sim discutir sobre as alternativas que favoreçam a todos os envolvidos.

Um diálogo aberto é uma característica importante para todas as relações, inclusive as comerciais. Então, não pense duas vezes: exponha o seu lado, escute o do outro e, juntos, cheguem a um denominador comum que seja vantajoso para todos.

A escolha da melhor agência de Marketing Digital para o seu negócio deve ser feita com cautela. Afinal, ela influenciará diretamente na imagem que a clientela terá sobre o seu empreendimento e definirá os resultados obtidos com esse investimento.

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